NÓS

08/04/2019

Dia desses tivemos uma sessão de fotos com todo nosso time de #polenprofs. Ainda não sei traduzir em palavras o que vivi, mas vou tentar pois queria deixar registrada essa vivência de alguma maneira... Aquela imagem de tantas mulheres fortes, juntas, refletindo no espelho logo atrás do fotografo ainda reverbera no meu coração, e é a partir dela que escrevo aqui.

Essa sessão foi marcada num intuito bem profissional, de promoção do nosso trabalho, para termos imagens que pudéssemos usar pro site, insta e face... enfim, quando agendamos a data com o fotógrafo eu mal sabia que estava preste a agendar também a data que eu teria a maior sensação de gratidão que já tive na vida. 

Meu coração aquece de olhar pra essa foto aí do lado e pensar em como foi lindo nosso caminho até ela. 
Pessoa por pessoa, dia por dia, professoras da nossa escola. Cada vida dessa foto teve uma trajetória até que estivéssemos juntas aí, registrando isso. Cada uma venceu um medo (ou muitos, raros ou diários), uma vergonha. Cada uma de nós teve seus obstáculos e junto com eles, tenho certeza, muitas conquistas. 

Essa foto é também um caminho. 
Um dia eu (lá em cima) tive a idéia de ter uma escola que fosse tudo o que eu gostaria de viver: um ambiente de luz, de amor, de comunhão, amizade, sororidade e empoderamento. Um ambiente que desconstruisse cada dor de cada mulher, que lembrasse à ela que estamos juntas e que mesmo sendo diferentes, temos muitos motivos pra nos unirmos e nos amarmos do jeito que somos, respeitando e acolhendo o que cada mulher consegue ser HOJE. Não se nasce pronta, não se nasce mulher (S. Beauvoir), não tem uma regra ou uma meta, só temos o caminho, e no caminho tivemos a sorte de nos encontrarmos. Enfim, mas essa escola já foi só uma idéia! (voltando lá principio do parágrafo kkk) Olhar pra cada cabecinha depois da minha na foto é também olhar pra história de como essa escola foi construida, passando pra frente um legado, um refúgio, um amor e um sonho que virou realidade.

Me lembro que enquanto fotografávamos e eu olhava nossa imagem refletida no espelho, eu pensava "Não acredito, isso é vida real, isso é vida real, isso é vida real!". Venho aqui escrever pra dizer pra mim mesma "Sim, Pim, isso é real, vc está vivendo isso! Vcs 7 e mais umas centenas de alunas construíram isso juntas!".

Esse é um texto de agradecimento pelo tamanho de realidade que esse sonho ganhou. É um texto pra registrar também a beleza de cada mulher que eu tenho o prazer e a honra de caminhar ao lado. Nem à frente, nem atrás, ao lado e juntas. SEMPRE JUNTAS.

Obrigada, vida. Obrigada, pólenprofs. Obrigada, Felipe.



Texto: Pim LopesFotografia: Felipe Benassi
Pólenprofs: Pim Lopes, Talia Streciwilk, Bárbara Bruno, Carolina Tavares, Giovana Kai, Paula Martins, Vitória Jahn.